Translate - Tradutor

Total de visualizações de paginas

veja a baixo , o Pais e a cidade dos visitantes

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Qual a idade certa para começar a se relacionar?

Não permita que seu filho pule algum período de vida e comece a namorar muito cedo

Por Débora Ferreira
debora.ferreira@arcauniversal.com


Você deixaria sua filha menor de idade ir morar com o namorado? Faria isso tranquilamente? Pois bem, no final de julho, o caso de Flávia Anay de Lima, de 16 anos, que caiu do 15º andar do prédio onde morava com o namorado, o jogador de futebol Rafael Silva, de 20 anos, ganhou o noticiário. O relacionamento dos dois começou quando a adolescente tinha apenas 12 anos de idade, e eles foram morar juntos, com a permissão dos pais da garota, quando ela estava com 15. Inicialmente, a morte de Flávia foi registrada como suicídio, mas a hipótese de que ela tenha sido jogada do prédio por Rafael não está descartada. O casal teve uma briga violenta antes da morte da menina.
“A cada dia nos deparamos com mais casos de meninas que começam a namorar ainda quando deveriam brincar com as amiguinhas. Se os pais têm que enfrentar uma situação assim tão cedo, é preciso que fiquem de olho e não aceitem muitas liberdades que o casal quer adquirir. Morar junto, por exemplo, é complicado até quando se tem muita experiência de vida”, alerta a psicóloga Andréia Medeiros Munhoz.
Segundo a profissional, não existe uma idade certa para começar a namorar e manter um relacionamento firme. Porém, ainda com 16 ou 17 anos é muito cedo. Além disso, é preciso existir o discernimento dos pais para saber impor os limites necessários quando a criança ou adolescente ainda não tem a personalidade formada.
Conselho aos pais
De acordo com Andréia, por mais que os filhos já tenham uma mentalidade formada e até maturidade para namorar, os pais devem ficar de olho no comportamento dos dois, nos olhares entre eles, na família do outro. Quando algo não vai bem, os indícios mostram e não há como fechar os olhos para alguma situação perigosa.
“Fique sempre próximo do seu filho, dê liberdade para que ele seja sincero e confie em seus conselhos. Ser rude demais ou ignorante só faz com que o jovem tenha medo das atitudes dos pais”, finaliza a psicóloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário