Translate - Tradutor

Total de visualizações de paginas

veja a baixo , o Pais e a cidade dos visitantes

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sexo ajuda a aliviar dor da artrite

Carinho e contato do esposo podem aumentar a produção de endorfinas e outras enzimas que aliviam o sintoma

Da Redação
redacao@arcauniversal.com


Estima-se que no Brasil a artrite reumatoide atinja 1% da população, aproximadamente 1,8 milhão de pessoas. A doença caracteriza-se por um quadro infamatório das articulações e complicações que se estendem aos tendões e ossos, provocando dor.
As mulheres sofrem muito com a doença. Independentemente da idade, elas sentem que, com o desenvolvimento da artrite reumatoide, tornam-se menos atraentes aos olhos do esposo, uma vez que, entre os sintomas da doença estão rigidez (matinal), inchaço e perda de movimento nas articulações.
As dores, a fraqueza ou a rigidez podem tornar mais difícil o ato sexual. “As preocupações físicas e emocionais são bem reais quando se trata de relacionar sexualidade e artrite. Por isso, aconselhamos que o casal converse sobre a doença. Com amor e afeto, muitos destes problemas podem ser superados”, destaca o reumatologista Sérgio Bontempi Lanzotti.
Aprenda a lidar com a situação
Um desafio ao lidar com pacientes com artrite é tentar fazer com que elas apreciem ser quem são, que se sintam bonitas, sedutoras, e aprendam a lidar com a situação. “Por exemplo, antes da relação sexual, você pode fazer um alongamento e massagear as articulações com um creme para dor. Durante o ato, você pode encontrar uma posição mais confortável”, orienta Sergio.
Existem diversos estudos que mostram que o sexo pode ser muito útil na medida em que diminui algum desconforto físico. “É muito importante que a paciente com artrite saiba que o carinho e o contato do esposo podem aumentar a produção de endorfina e outras enzimas que ajudam no alívio da dor”, conclui o reumatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário