Translate - Tradutor

Total de visualizações de paginas

veja a baixo , o Pais e a cidade dos visitantes

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Quando as palavras dizem o contrário das atitudes

Só aconselhe seu próximo com algo que você também faria, senão, prefira manter-se calado

Por Débora Ferreira
debora.ferreira@arcauniversal.com

Quantas vezes as pessoas costumam sugerir uma ideia, atitude certa ou a solução rápida para um problema seu, quando na realidade se manifestam de maneira diferente para si mesmas, às vezes até desrespeitando o próximo. Normalmente, pessoas com esse tipo de atitude e personalidade, em que sugerem ao outro o melhor a ser feito, não têm coragem de fazer o mesmo, mas aconselham como sendo um recurso. “Se alguém vai lhe dar um conselho e facilmente resolve seu problema com poucas palavras, lhe diz o mais sensato a ser feito, seja sobre sua situação financeira ou em qualquer outro âmbito da sua vida, mas não sabe resolver a própria, reclama e lamenta de tudo, como as sugestões serão bem-vindas e como saber se elas são realmente verdadeiras? Pense nisso”,  argumenta a psicóloga Cássia Sartoneri de Paula.
Segundo a especialista, só diga ao seu próximo o que faria - naquela determinada circunstância - caso realmente seja verdade, leal com suas opiniões e realmente vise o bem. “Isso porque há pessoas que só fazem as coisas e tomam iniciativas baseadas nos conselhos e opiniões, mesmo que não seja o que pense, porque não tem pulso firme para discernir o que é melhor para si. Neste caso, uma opinião mal colocada pode mudar a vida da pessoa para pior”, alerta Cássia.
“Cada um tem que ser exemplo do que fala. De que adianta você achar bom um idoso trabalhar, pois ele se sente mais útil e menos sedentário, se quando você é atendido por um não tem paciência de explicar o que realmente precisa? Ser educado com os seus colegas de trabalho, mas tratar mal um animal? Fazer comentários a respeito do companheiro de sua amiga, pelo fato de ele não lhe tratar como você merece, só que é ríspida ao chegar em casa ou até mesmo rebaixar uma pessoa que não tem o mesmo nível intelectual que o seu”, alerta Cássia. De acordo com a psicóloga, as ideias e atitudes têm que se completarem umas às outras.
Assim, no momento em que receber uma palavra ou conselho de alguém, avalie alguns pontos para que você possa se situar no que deve ser feito. “Essa pessoa realmente está dizendo algo que faria e quer ver o seu sucesso; ela disse o que acha realmente que é melhor e não apenas para agradá-lo, e não tem coragem de enfrentar a realidade e ser corajosa; ou falou algo da boca para fora e não se importa realmente se isso vai dar certo. As opiniões são expressadas com muita ou pouca importância e intensidade, mas a sua avaliação e suas atitudes são realmente valiosas e são capazes de revelar de você uma pessoa melhor a cada dia. Supere-se”, finaliza Cássia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário