Translate - Tradutor

Total de visualizações de paginas

veja a baixo , o Pais e a cidade dos visitantes

terça-feira, 26 de junho de 2012

Cuidados com os dentes começam desde cedo

É preciso atenção com o tipo de escova e com a quantidade de creme dental

Por Pedro Henrique Cunha
redacao@arcauniversal.com

Os cuidados com a saúde da boca devem começar ainda na infância, antes mesmo da aparição dos dentes, já com a limpeza da gengiva dos bebês. Uma escovação adequada, a fim de evitar cáries e inflamações, deve ser incentivada pelos pais. A dentista Mariana Castanho recomenda à família usar a escova de dentes na frente das crianças, para que elas aprendam com o exemplo.

Também é importante não fazer da limpeza um momento difícil. “Não há problema nenhum em fazer brincadeiras e estimular a ludicidade na hora da escovação. Escovas bonitas, com temas infantis, e cremes dentais de sabor agradável facilitam a forma de a criança lidar com a saúde bucal”, explica Mariana.
Outra dica importante para os pais é prestar atenção na pasta utilizada pelos pequenos. Os produtos com flúor só podem ser usados por crianças com idade igual ou superior a 3 anos, quando elas já têm noção de que não podem engolir o produto. “A ingestão de creme dental pode provocar fluorose, excesso de flúor no organismo, que pode ser tão prejudicial quanto a falta dele”, comenta a dentista.

A fluorose gera manchas nos dentes, que podem ser apenas reduzidas, sem chance de eliminação. “É uma marca que fica para a vida toda.” A dentista acrescenta ainda que é necessário tomar cuidado com a quantidade de creme dental utilizado. Essa dica vale também para adultos. “Deve ser colocado só um pouco de pasta, não é necessário preencher todo o espaço das cerdas. As pessoas sempre usam mais do que de fato é necessário.
Escolhendo a escova certa
A escolha da escova de dentes é outro ponto muito importante, que merece toda a atenção dos pais. Se uma criança de 5 anos usar a escova de um adulto, que normalmente é tamanho 35, a escova não vai caber na boca dela e vai machucar.”
As escovas infantis têm vários tamanhos, que variam de acordo com a dentição e a etapa de crescimento da criança. As para bebês são colocadas no dedo da mãe para facilitar a escovação. Um outro tipo de escova é especialmente desenvolvido para o primeiro estágio dos "dentes de leite", que vai dos 6 meses aos 2 anos e meio de idade, quando a criança já apresenta todos os dentinhos. Há ainda um terceiro modelo, para crianças com dentição mista, quando os dentes de leite caem e começam a erupcionar os permanentes, a partir dos 6 anos de idade até os 12. Também é preciso ficar atento ao modelo da escova. “Normalmente, usamos a mais simples, com cerdas macia e do mesmo tamanho”, ensina Mariana.
Já as escovas automáticas, são contra-indicadas para os pequenos. “Não é aconselhável, pois as escovas automáticas atrapalham no aprendizado da técnica de escovação, além do que, são menos eficazes que uma escovação manual”, alerta a dentista. Ela explica que com escovas automáticas é comum a criança escovar um pequeno grupo de dentes, normalmente os anteriores, uma vez que a cabeça da escova é muito grande e não cabe na parte posterior da boca.

Cáries

Um dente com cárie prejudica a saúde da criança, podendo resultar em uma inflamação no local. “E isso pode evoluir e trazer muita dor na área. Por isso, é necessário tratar qualquer aparecimento, por menor que seja”, explica. A dentista faz um alerta: “Tem gente que acha que se a cárie for no dente decíduo (de leite), fica tudo bem. Não funciona dessa forma. Se ela permanece no local, pode infectar a estrutura do dente permanente, que já está formada”, ressalva.

Leia mais sobre esse assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário