Translate - Tradutor

Total de visualizações de paginas

veja a baixo , o Pais e a cidade dos visitantes

terça-feira, 26 de junho de 2012

Férias: e agora?

O que fazer quando há pouco dinheiro?

Por Tany Souza / Foto: Thinkstock
tany.souza@arcauniversal.com

E chegou a folga do meio do ano. Para uns, alívio, para outros, o começo de uma preocupação: como aproveitar sem gastar muito? Essa talvez seja a maior dúvida das pessoas, antes mesmo de programar o tão esperado tempo de descanso.
Mas há algumas dicas que, se não resolverem o problema todo, ao menos apontam uma saída para se ter um tempo agradável de descontração com a família e amigos.
Para isso, o planejador financeiro Rogério Nakata, certificado pelo IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros), relaciona algumas opções para quem tem poucos recursos e para não fazer das férias o início de um período de dívidas:
- Faça uma previsão seis meses ou um ano antes, dos destinos, locais de preferência, separando dinheiro para comprar passagem e reservar a hospedagem antecipadamente. O pagamento feito antes pode trazer algumas economias.
- Procurar destinos que não sejam considerados de alta temporada. Neste período, tem custo elevado, desde hospedagem até refeições.
- Nas férias de julho, o nordeste apresenta preços mais acessíveis que no verão e é possível aproveitar, já que lá as altas temperaturas prevalecem também no inverno.
- Visite familiares e amigos que morem em regiões de turismo. Ficar na casa dos parentes economiza na hospedagem, tendo como opção contribuir com alimentação e ajudar nos afazeres domésticos.
- Viajar com o próprio carro em local mais reservado como em sítio, fazenda e cidades do interior.
- Quem tem filhos deve aproveitar atividades que possam fazer juntos e que são gratuitas como ir ao parque, alguns museus, festas populares, entre outros eventos. Para as crianças, tanto faz estarem na praia ou no campo, o que importa é aproveitar ao máximo a presença dos pais.
- Tomar cuidado com o entusiasmo e não fazer compras compulsivas, contando com um dinheiro que não tem. Priorizar o momento de lazer de forma saudável em vez de gastar o dinheiro com coisas supérfluas. É o momento de descansar e aproveitar e não de fazer compras.
- E, como já dito, pagar as férias antes de ter a folga e procurar lugares mais próximos para aproveitar melhor a família. Tudo isso para não se endividar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário