Translate - Tradutor

Total de visualizações de paginas

veja a baixo , o Pais e a cidade dos visitantes

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Por que eu fiz isso?

Como você responderia a essa pergunta?

Por Jaqueline Corrêa / Foto: Fotolia
jaqueline.correa@arcauniversal.com

Você olha para o seu passado e diz que poderia ter feito tudo diferente. Diz que foi, em palavras mais amenas, um belo tolo porque não aproveitou aquela oportunidade oferecida. E afirma que se houvesse uma porta para voltar atrás mudaria todas as bobagens que fez na adolescência e juventude. Que passaria uma borracha naquela atitude feia. Que faria de tudo para as pessoas esquecerem aqueles seus ditos desagradáveis. Que... Que... E que...
Enfim.
Essa seria uma solução muito bem aproveitada por muitas pessoas, principalmente as humildes, que sabem que passam longe da perfeição, e que por isso têm consciência dos inúmeros erros que cometeram.
Mas sendo essa uma solução impossível de acontecer, por que então não transformar essas terríveis lembranças em situações aproveitáveis hoje?
Porque nem tudo dá para descartar. E mesmo que joguemos o passado no lixo, podemos reciclá-lo com inteligência e reusá-lo para o nosso bem. Não para remoê-lo, mas para fazer dele um ponto de partida para um ótimo recomeço.
E nem adianta ficar pensando em como seria a sua vida antes de ter feito isso ou falado aquilo, até porque o tempo já passou mesmo, e ficar lamentando só vai atrasar ainda mais a vida. E quando abrir os olhos, vai se surpreender ao ver que passou boa parte da vida dormindo e a outra parte se remoendo.
E verá que o trabalho se transformou em dureza e sacrifício. A relação com a família em um verdadeiro martírio. O relacionamento com as pessoas em incompreensão de ambas as partes. E a vida, que é boa, em insatisfação.
E exercerá a falta de sentido como aquela pessoa que deixa a graça passar na esquina e nem se importa em sorrir para ela. Que desconfia de todos como a vítima acostumada à violência. Que desacredita das bênçãos porque nunca se viu realizada. E que é cética com tudo porque jamais presenciou ou reconheceu em si mesmo um milagre em potencial.
Porque milagre, como diz o dicionário, “é um fato sobrenatural oposto às leis da Natureza”, e que é preciso provocá-lo para que de fato ele exista.
Mas causar uma maravilha na própria vida, independentemente de qualquer coisa, dificilmente vai partir de outra pessoa. Ela começa dentro e se expande para fora. Inicia com a mudança de um pensamento preconceituoso e abre a mente. Muda o jeito agressivo e o faz centrado, equilibrado e coerente.
O milagre interior prioriza o lado bom, os olhos bons, as palavras agradáveis. Transforma o lado sombrio em luz e nos faz perceber que tudo o que provocamos de errado no passado foi mais uma oportunidade dada pela vida para não errarmos novamente.
E então encontrará a resposta do título desta crônica: que tudo o que fez em sua vida um dia serviu para lhe fazer crescer e lhe provocar um milagre, mesmo que ele ainda não tenha acontecido.
Gostou? Ajude-nos a divulgar no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário