Translate - Tradutor

Total de visualizações de paginas

veja a baixo , o Pais e a cidade dos visitantes

domingo, 17 de junho de 2012

Quando o namoro deve se tornar casamento?

Há namorados que estão juntos há anos e não tomam a decisão de se casar

Por Tany Souza / Foto: Thinkstock
tany.souza@arcauniversal.com

Um, 2, 5, 10 anos se passam. O namoro pode evoluir para um noivado, mas casamento que é bom, nada. Há aqueles que dizem que não estão prontos para casar, outros justificam com a falta de dinheiro ou estão acomodados na condição de serem filhos. O fato é que existem várias justificativas que contribuem para essa falta de iniciativa.
É isso que a psicóloga Débora Cristina de Macedo Jorge afirma ao explicar os motivos que levam uma pessoa – ou o casal – a não decidir pelo casamento. “Primeiro é a independência, porque há quem possua dificuldade de dividir o espaço. Outro fator importante é o tempo, quanto mais ele passa, mais crítica a pessoa torna-se, atentando-se muito aos detalhes que dificultam a tomada de decisão de casar. E, por último, a comodidade da vida de solteiro, de não ter com o que se preocupar a não ser com as suas próprias coisas.”
Ela ressalta que essas atitudes, ou a falta delas, já mostram os próximos passos. “Quando um deles deseja se casar e o outro diz que ainda não se sente preparado, já demonstra que é uma pessoa sem atitude e coragem, e que isso acontecerá várias vezes em outros momentos. Agora, aquele que deseja se casar com alguém assim, precisa avaliar se é isso que quer para a sua vida.”
O tempo
Para Débora, há sim o momento certo para se casar. “Na minha opinião, 2 anos é o suficiente para perceber se a pessoa é realmente a escolhida para você e, se for, não há porque esperar.”
Porém, há aqueles que querem esperar ainda mais, para que aconteça a mudança no outro. “Há quem acredite que o outro mudará para depois se casar, mas isso não acontecerá nem após o casamento. Há também aqueles que sabem que a pessoa não é a ideal, mas que namoram anos e anos somente para não ficar sozinhos.”
As consequências do tempo errado
É importante ressaltar que é saudável para o casal encontrar o equilíbrio na relação, para que não viva as consequências de um casamento rápido ou tardio. “Independentemente de quanto tempo demorar a se casar, há sempre a fase de adaptação. Para quem casou rapidamente, essa fase pode ser mais complicada, porque conhecerá o companheiro já casado. Porém, quem espera mais fica cada vez mais crítico, e isso pode ser um motivo para conflitos no casamento”, finaliza Débora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário