Translate - Tradutor

Total de visualizações de paginas

veja a baixo , o Pais e a cidade dos visitantes

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Falta de autoestima influencia na relação

Saiba como reverter essa situação

Por Débora Ferreira / Foto: Thinkstock
debora.ferreira@arcauniversal.com

A insegurança sobre a própria capacidade de despertar e alimentar o interesse do outro, muitas vezes atrapalha o relacionamento a dois e faz com que uma pessoa se afaste do ser amado. Mas, por que será que há quem se questione e cobre melhorias insanas sobre sua beleza, inteligência e capacidade de vencer, principalmente ao ter decepções?
“Normalmente, quando nos sentimentos rejeitados efetivamente ou apenas criamos uma situação mentalmente, temos como característica achar que somos menos interessantes que todos os outros ao redor, desprovidos de qualquer atrativo e potencial e, principalmente, sem nenhuma chance de conquistar a pessoa do sexo oposto. E isso acaba afastando as pessoas de perto do nosso convívio, pois nos torna cansativos”, diz a psicóloga Gisele Prado.
Segundo a especialista, o abalo na autoestima tende a ser uma fase temporária, que teima em surgir em épocas em que há mais cansaço mental ou físico, mas aos poucos a pessoa recupera a vitalidade, força e volta a se sentir mais atraente novamente. “Porém, há situações em que a pessoa vive no negativismo, não sente confiança em si e a decepção amorosa só serve como base para esse pensamento se firmar”, declara.
Quando há falta de autoestima, automaticamente a aparência deixa transparecer a impotência da pessoa em conquistar e fazer o outro feliz e, assim, distancia o pretendente e inibe o ser amado de pensar e planejar algo para que o relacionamento se torne mais firme e duradouro.
O que fazer para mudar
De acordo com a psicóloga, é preciso avaliar o que nos leva a ter a baixa autoestima e de que maneira ela influencia no relacionamento. “Não é porque a pessoa não se sente a mais valorizada que isso a isenta de ter qualidades permanentes e outras adaptáveis. Então, ao invés de se julgar e apontar todos os seus defeitos, procure exaltar suas qualidades e virtudes e mude o foco de seus pensamentos”, sugere.
Faça atividades e aproveite os momentos que o deixam feliz. “Use um dia para passear com tranquilidade na rua e esteja certo de que pode caminhar e se divertir sozinho. Curta-se. Tire horas para relaxar, ver filmes, ler um bom livro ou faça qualquer outra atividade que lhe agrade e faça bem”, finaliza Gisele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário