Translate - Tradutor

Total de visualizações de paginas

veja a baixo , o Pais e a cidade dos visitantes

sábado, 1 de dezembro de 2012

A compreensão fortalece os laços amorosos em um relacionamento


"Tudo bem, vou dar um desconto pra você!"

A compreensão fortalece os laços amorosos em um relacionamento

Por Tany Souza / Foto: Thinkstok
tany.souza@arcauniversal.com

A frase do título é cotidiana entre os casais, principalmente quando há um pedido que exija confiança e compreensão. Mas o que isso significa?
Segundo a psicóloga Débora Cristina de Macedo Jorge, esse tipo de atitude significa levar o companheiro em consideração. “É importante porque você tem que avaliar a pessoa de um modo geral. Se ela faz algo que não gostou, o essencial é considerar o que ela é para você, e não somente aquilo que fez.”
Esse “desconto” define que o outro tem um crédito com você. “Tudo o que é bom que vem daquela pessoa se torna crédito, e isso dá condições de deixar passar algum erro, de considerar que aquilo faz parte do ser humano”, esclarece Débora.
Porém, essa atitude de compreensão se limita a situações corriqueiras de um relacionamento. “Se a pessoa trai, isso limita os créditos que tem, zera e começa a ficar no saldo negativo.”
É claro que a compreensão pode passar dos limites até mesmo em circunstâncias mais amenas. “Considerar um erro não significa que não haverá conversas. É bom que o outro reveja os conceitos e reflita sobre o que acabou de fazer, isso permitirá que perceba que sua atitude chateou o companheiro”, explica Débora.
Troca
Débora explica que, para os descontos na relação sempre existirem, é preciso pensar primeiro em fazer o outro feliz. “Nunca pensar em fazer você ser feliz, mas sim colocar a pessoa amada como prioridade, automaticamente os créditos estarão sempre em alta. Mas é claro que a recíproca tem que ser verdadeira”, finaliza a psicóloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário