Translate - Tradutor

Total de visualizações de paginas

veja a baixo , o Pais e a cidade dos visitantes

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Festa de Natal: participar ou não?

Amiga tem dúvida sobre a comemoração e pede ajuda

Resposta retirada do blog do bispo Renato Cardoso /Foto: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com
 


"Como proceder diante da 'Festa de Natal', perante parentes incrédulos? Devo participar? Pois não gostaria."- Lu Cardoso.
Resposta:
Lu, se você não gostaria, então, é seu direito não participar, seja Natal, Ano Novo, ou qualquer outra festa social. Porém se a sua questão é: "Fica mal se eu não participar? Tenho obrigação de estar lá por serem meus parentes?", então vamos pensar sobre isso:
Para uma pessoa que pensa celebrar o Natal é uma agressão à sua inteligência. Não é nem por questão religiosa, mas por lógica.
Portanto, na prática pode ser bem difícil você participar de uma coisa que você não acredita. Por exemplo, você deve comprar presentes de Natal para alguém querido na festa? E se alguém lhe der um, vai aceitar? E quando lhe desejarem "feliz Natal", você vai desejar de volta? É complicado. No mínimo hipócrita. Meu conselho? Melhor não participar.
Por outro lado, é pecado você estar em família, cear junto, conversar? Claro que não. Talvez essa seja a única vez no ano que sua família se reúna. Se você não participar poderá causar problemas com aqueles que não vão entender sua posição. Por exemplo, como uma esposa explicará ao marido, que ama o Natal, que não vai participar com ele nem fazer nada para a festa? Problema na certa.
Nesse caso, você pode decidir participar e olhar a ocasião como um evento familiar. Procure não participar diretamente das atividades natalinas, mas vai estar ali presente em respeito e consideração à família.
Portanto, é uma questão de fé. Cada um deve agir conforme a sua fé e consciência aprovam, sem ferir a Palavra de Deus.
Entretanto, não me refiro aqui àquelas "festas" nas quais o Natal é só uma desculpa para rolar todo tipo de bebedeira, farra e outros tipos de coisas que pessoas de bom senso não devem participar, seja qual for a data ou ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário