Translate - Tradutor

Total de visualizações de paginas

veja a baixo , o Pais e a cidade dos visitantes

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sedentarismo reduz equilíbrio das mulheres


A falta de atividade física afeta quase 80% delas a partir dos 70 anos

Da Redação
redacao@arcauniversal.com


Sedentarismo reduz o equilíbrio de mulheres em quase 80% a partir dos 70 anos de idade. A conclusão é de um estudo inédito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs).
O levantamento, que acompanhou cerca de 300 mulheres sedentárias com idades entre 50 e acima de 70 anos, apontou que a falta de atividades físicas na terceira idade afeta as reações metabólicas, neuromotoras e funcionais.
Ao serem submetidas a um teste com duração de 30 segundos, as participantes na faixa etária entre 50 e 59 anos conseguiram manter-se equilibradas por aproximadamente 24 segundos. Já as com idade a partir de 70 anos realizaram o mesmo exame em apenas 13,40 segundos, o que aponta uma queda de 78,8% na capacidade de equilíbrio.
Medidas e atividades
Além do teste de equilíbrio, foi realizada uma bateria de outros exames. Os comparativos de desempenho entre os dois grupos também apontaram perda de força e de massa muscular por falta de exercício físico. O índice de massa corpórea (IMC) caiu em 5,47%, a medida de circunferência aumentou 3% e de flexibilidade 19,7%, entre as faixas etárias de 50 a 59 e 70 anos.
Para a coordenadora da pesquisa, Sandra Matsudo, pequenas mudanças da rotina podem ajudar a eliminar o sedentarismo de uma mulher rumo à terceira idade. “Fazer caminhada diária de 30 minutos, realizar exercícios de flexibilidade duas vezes por semana, executar uma média de 40 curtos saltos, ou, até mesmo, utilizar escadas no lugar do elevador e carregar a sacola de compras auxiliam na melhora da qualidade de vida”, afirma.
Agilidade e reflexo
O sedentarismo na terceira idade também compromete a agilidade das pessoas. Ao serem expostas a um exercício de locomoção, para andar um curto trajeto, as participantes com 50 a 59 anos realizaram o percurso em 2,5 segundos. Já as mulheres acima de 70 anos caminharam em 3,11 segundos, o que aponta aumento de 24% no grau de dificuldade durante a caminhada.
O reflexo também é comprometido pela falta da atividade física. Expostas a um exercício composto por sequência repetitiva de levantar e sentar numa cadeira durante 30 segundos, as mulheres com 50 a 59 anos realizaram uma média de 19,35 repetições. Já o grupo das participantes com mais de 70 anos realizaram apenas uma média de 17,36 repetições, o que aponta uma queda de 11,46% no reflexo da ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário