Translate - Tradutor

Total de visualizações de paginas

veja a baixo , o Pais e a cidade dos visitantes

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Supere a timidez

O receio não pode dominar a vida de uma pessoa. Acredite em si

Por Michele Roza
michele.roza@arcauniversal.com


Às vezes, não damos muita importância para alguns traços pessoais que vão surgindo com o tempo. Ser tímido é um deles. A timidez não é um problema de caráter, nem uma doença (embora, dependendo da sua intensidade, possa evoluir para uma fobia social), mas pode vir a nos atrapalhar em alguns momentos da vida.
Ela é um cuidado extremo diante de situações novas e pessoas desconhecidas. Pode significar precaução, zelo, um tempo necessário para absorver o que está vindo de mudança.
O individuo tímido tem medo de errar, não demonstra ter muito confiança em si, nem nos outros. Ele também tende a se afastar de um desafio, uma grande oportunidade, ou abandonar um processo pela metade. O que pode prejudicá-lo muito nas relações pessoais e profissionais.
Mas, esse receio não pode dominar a vida de uma pessoa. Quem é determinado e tem seus propósitos, se esforça para cumpri-los. Deve ter coragem e acreditar em si mesmo diante das situações, mesmo que das mais difíceis. Por isso, supere a timidez.
Não tema ninguém senão a Deus, por respeito e gratidão. Procure expor ou defender o seu ponto de vista, sem que isso se torne penoso ou ofensivo. Habitue-se a olhar nos olhos das outras pessoas, seja firme com as palavras e autêntico em suas opiniões e decisões.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário