Translate - Tradutor

Total de visualizações de paginas

veja a baixo , o Pais e a cidade dos visitantes

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cabelos saudáveis no inverno

Cuidados preventivos, que devem ser seguidos também durante o ano

Por Michele Roza / Fotos: Thinkstock
michele.roza@arcauniversal.com

Os agentes externos como a baixa umidade do ar, o vento gelado e seco e a poluição contribuem para deixar os cabelos arrepiados, opacos e quebradiços no inverno. Mas existem dicas – que, aliás, devem ser seguidas o ano todo – para cuidar de um modo preventivo das madeixas.
Lavar e secar
Lavar os cabelos todos os dias é uma preocupação principalmente para quem tem cabelos oleosos, condição obtida por genética ou doenças do couro cabeludo. Para a dermatologista Cristine Carvalho, salvo esses casos, deve-se evitar a lavagem diária dos fios, ainda mais em banhos muito quentes, o que acarreta danos como quebra dos fios e caspa.
É aconselhado usar, pelo menos uma vez por semana, shampoo de limpeza profunda, que ajuda a eliminar resíduos de outros produtos e não deixa o cabelo com um aspecto pesado.
Nos dias mais frios, além da água mais quentinha durante o banho, é comum secar o cabelo com secador. Cristiane orienta que o importante não é quantas vezes se usa o secador na semana, mas como se faz a sua utilização. “A temperatura muito alta e o calor muito próximo ao cabelo podem causar o aparecimento de pequenas bolhas na parte interna da haste capilar. Essas bolhas danificam e desidratam a queratina do fio, provocando a quebra e outros danos. O melhor é diminuir a temperatura do secador e usar cremes que ofereçam proteção térmica aos fios”, afirma.
Queda e pontas duplas
Ao contrário do que muitos pensam, as pontas duplas estão associadas ao envelhecimento natural do cabelo, não à falta de hidratação. “A ponta de um fio é a parte mais antiga do cabelo, de modo que as extremidades já foram alvo de muitos danos. É como uma corda que vai se desgastando”, comenta Cristiane. O uso de produto reparador ameniza o aspecto da ponta dupla. Mas o ideal é cortar as pontas do cabelo a cada 3 meses, para que cresça saudável.
Quanto à queda de cabelo, perdemos naturalmente de 50 a 100 fios diariamente. Mais do que isso, ou quedas em apenas uma determinada região, pode ser sinal de algum problema de saúde, como estresse ou consequência de uma dieta. A anemia e o envelhecimento também são causas para a queda.
Férias
Como controlar o aspecto do cabelo durante as férias e viagens, quando, por vezes, deixamos os cuidados do dia a dia de lado? Segundo Cristiane, não dá para condicionar o cabelo a se comportar de uma maneira diferente sem causar algum dano ao longo do caminho. “Para realmente mudar a estrutura do cabelo, você teria que fazer isso quimicamente, o que enfraquece os fios.”
Além disso, principalmente os cabelos crespos e cacheados, tendem a sofrer durante o tempo mais seco, pois absorvem a umidade do ar, o que dilata e “arma” mais os fios.
“A umidade (ou a falta dela) é o maior fator que pode afetar o cabelo. Pode-se evitar esse processo usando um produto de alisamento do cabelo, antes de viajar para um lugar menos úmido”, conclui Cristiane.
Hidratação uma vez por semana e cremes leave-in (sem enxágue), que também protegem das ações dos agentes externos, são bom aliados para manter o frizz natural dos cabelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário