Translate - Tradutor

Total de visualizações de paginas

veja a baixo , o Pais e a cidade dos visitantes

terça-feira, 24 de julho de 2012

Dicas para cuidar dos lábios contra o ressecamento

 Batons com textura espessa e hidratantes naturais protegem nos dias frios

Da Redação / Fotos: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com

Nos dias mais frios não são só os cabelos e a pele do corpo que sofrem com o ressecamento proveniente da baixa temperatura e do vento. Os lábios também devem ser protegidos, com batom ou um protetor labial, como a manteiga de cacau, muito utilizada pelos homens.
Para evitar que os lábios fiquem secos e rachados, a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do Centro de Dermatologia e Estética (CDE), de São Paulo, aconselha aplicar um hidrante suave e espesso, durante o dia e à noite, para servir como uma camada de proteção entre a boca e o vento áspero e seco do meio ambiente.
“É importante também lembrar de passar o hidratante labial  na hora de dormir, porque quando você dorme com o nariz entupido (algo muito comum no inverno),  provavelmente seus lábios ficarão mais secos no dia seguinte, devido à respiração pela boca que você fará durante toda a noite”, afirma a dermatologista.
Durante o inverno, o ideal é escolher um batom ou um protetor labial com uma textura mais grossa, para que ele não sai com tanta facilidade. Além disso, a proteção solar deve ser mantida durante o inverno.
“Há também as ceras protetoras para lábios, sem fragrância ou gosto que possam irritar a pele. O melhor é ignorar qualquer produto com muitos conservantes ou produtos químicos. Ingredientes naturais são muito eficazes, tais como o cacau, a manteiga de karité ou o óleo de abacate”, recomenda Cristine.
Esfoliante natural e feito em casa
Você pode suavizar a sensação de secura nos lábios, aplicando um esfoliante natural e caseiro, como a receita indicada pela dermatologista. “Misture partes iguais de açúcar refinado com óleo de abacate ou abacate propriamente. Em seguida, passe a mistura com os dedos suavemente sobre os lábios. Seja gentil, não faça força, pois a pele dessa região é muito sensível”, explica a dermatologista.
Depois da esfoliação, aplique uma máscara caseira de hidratação. “Mistureo abacate com iogurte e mel. Em seguida, use o dedo mindinho para aplicar uma camada fina sobre os lábios. Deixe a máscara por uns 10 minutos antes de enxaguá-la”, ensina Cristine.
Lamber os lábios pode prejudicar
Quando os lábios estão secos, costumeiramente, e às vezes até sem perceber, passamos a língua sobre eles, para umidificá-los. Mas isso pode prejudicar, deixando-os mais secos ainda, pois a umidade adicionada aos lábios evapora rapidamente. O ideal é manter um batom claro ou um hidratante natural sempre à mão.

Leia mais sobre esse assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário