Translate - Tradutor

Total de visualizações de paginas

veja a baixo , o Pais e a cidade dos visitantes

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Falhas que comprometem o início de um relacionamento

Numa relação, é preciso manter um espaço de liberdade

Da Redação / Foto: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com
 


Se você é do tipo de pessoa que tem medo de se envolver e de sofrer, isso pode ser um grande empecilho para ser feliz. Cuidado, sem perceber, você pode estar colocando um imenso "não" à sua frente, antes de dar um único passo.
Normalmente, quando as circunstâncias se repetem nos relacionamentos, o problema não é apenas do outro, mas sim do seu próprio comportamento diante das situações. “Se isso tem acontecido, está na hora de parar com as lamúrias e olhar adiante, para o que está se passando e atormentando sua vida”, alerta a psicóloga Ana Claudia Sentolli. De acordo com ela, em vez de se recolher e desistir do amor,  busque o aprendizado que necessita para fazer acontecer as transformações. Sempre é o tempo certo para recomeçar.
As pessoas normalmente se dividem em dois grupos em relação à vida amorosa: as que se atiram nos relacionamentos e as que não querem se entregar porque têm medo de se machucar outra vez. Mas o amor é o oposto do medo. “Não é porque outros relacionamentos não fluíram que será sempre assim”, alerta a especialista.  Se não der uma chance ao novo, estará perdendo antes mesmo de tentar.
Para os que entram no primeiro relacionamento que aparece, jogando-se nos braços de alguém que sequer pararam para observar atentamente se vale a pena, vale dizer que essa estratégia não funciona e acaba trazendo sofrimento e mais solidão. Essas pessoas não suportam ficar sozinhas, por isso se precipitam.
Outra situação comum é a de pessoas que não conseguem entrar no relacionamento mantendo seu próprio território e respeitando o do parceiro. Querem estar 24 horas junto com o outro, mesmo se esse “estar junto” se resumir a incontáveis mensagens no celular, e-mails, redes sociais, entre outros meios de comunicação online.
Ninguém aguenta viver sufocado pela presença de outra pessoa.  E na origem da necessidade de viver colado com o parceiro, está a insegurança. É ela que leva alguém a exigir a presença constante do outro, como se isso garantisse a manutenção da relação. O que ocorre é o contrário.
Quanto mais você apoiar o outro, incentivá-lo a manter sua individualidade, mais chances terão de estabelecer um bom relacionamento. Se você for uma dessas pessoas compulsivamente sufocantes,  estabeleça limites para si mesmo. Busque ajuda, se for o caso. Toda relação precisa manter um espaço de liberdade, para que cada um tenha oxigênio e respire seu próprio ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário