Translate - Tradutor

Total de visualizações de paginas

veja a baixo , o Pais e a cidade dos visitantes

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Perdoar ou guardar mágoa?

Quem perdoa uma ofensa mostra que tem amor, mas quem fica lembrando o assunto estraga a amizade

Resposta retirada do blog do bispo Renato Cardoso/Foto: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com
 


Seu marido ou esposa errou com você. Talvez tenha mentido. Sido econômico com a verdade. Tenha lhe decepcionado. Traído. Feito algo que lhe feriu profundamente. 
Você tem duas escolhas: perdoar ou guardar a mágoa.
Guardar mágoa dá muito trabalho. Você tem que ficar sempre lembrando o que aconteceu, assistir aquele filme de horror na sua mente regularmente, alimentar a raiva e o sentimento de injustiça... e claro, jogar tudo na cara da pessoa em momentos oportunos e inoportunos. Não é para qualquer um. É preciso muita dedicação.
A outra opção é perdoar. Uma decisão inteligente que leva apenas alguns segundos. Um esforço mental para superar os sentimentos negativos todas as vezes que a lembrança do que aconteceu vem à mente. Com o passar do tempo, os sentimentos vão morrendo por desnutrição até que o perdão total assume o controle. Muito mais fácil rápido e prático.
Mas há pessoas que insistem no mais difícil, no que não é inteligente. E não apenas insistem em alimentar a mágoa, mas acabam estragando a amizade, prevenindo a restauração do relacionamento.
Se o seu parceiro errou com você, mas está sinceramente arrependido e se esforçando para mudar, você não deve estragar esse processo desenterrando o que aconteceu e usando sua dor como uma punição contra ele ou ela. É fato que muitos erram e não se arrependem. Insistem no erro. Se seu parceiro tem agido assim, você terá de tomar uma posição mais firme.
Mas se uma sincera mudança está acontecendo, então não estrague o que ainda sobra da amizade entre vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário