Translate - Tradutor

Total de visualizações de paginas

veja a baixo , o Pais e a cidade dos visitantes

domingo, 13 de maio de 2012

"Fé Racional" - Sentimento e Fé

Nos próximos dias, vamos publicar trechos do livro "Fé Racional", do bispo Edir Macedo, como parte do conteúdo para reflexão do Arca Universal

Por bispo Edir Macedo
redacao@arcauniversal.com

De acordo com a ética médica, um cirurgião não pode operar o próprio filho, pois o amor paterno, ou o sentimento de pesar, podem interferir na sua capacidade técnica. O mesmo ocorre em relação aos que tentam viver pela fé. Os sentimentos humanos como pena, pesar e amor, do ponto de vista humano, neutralizam a fé sobrenatural e enfraquecem os cristãos na guerra diária contra satanás. Tais sentimentos tornam as pessoas impotentes diante de suas lutas diárias. Daí a razão por que os filhos das trevas levam vantagens sobre os filhos da Luz.
É muito importante observar que o bem só vence o mal quando a pessoa despreza os sentimentos emocionais. O mal se aproveita da fraqueza dos sentimentos humanos para impor sua ação. Quanto maior o estreitamento com Deus, maior é o grau de fé, e quanto menor o estreitamento com Deus, menor é o grau de fé. A fé em Deus vem pelo ouvir a Sua Palavra, a qual traz benefícios através da sua prática.
A fé sobrenatural nada tem a ver com sentimentos ou emoções sentidas num coração cuja natureza é puramente humana, terrena e natural. De fato, a fé sobrenatural conduz o ser humano a emoções estritamente espirituais. É o caso, por exemplo, da alegria do Espírito Santo, que inunda a alma de gozo. É uma convicção, uma certeza sobrenatural, vinda de Deus, ao novo coração dado pelo Seu Espírito.
Essas pessoas são diferentes das do reino desse mundo. Obviamente, aqueles que ainda não tiveram o privilégio de nascer de Deus não podem entender esse tipo de sentimento, porque foram nascidos apenas do sangue, da vontade da carne ou da vontade do homem, mas não de Deus. (João 1:12-13)
O coração dado por Deus é totalmente oposto ao coração de natureza humana e terrena. Enquanto o coração dado por Deus é movido pelo sentimento de absoluta certeza, o coração de natureza humana é movido pelas circunstâncias do mundo em que vive.
Se você confessa estar sentindo isso ou aquilo no coração, na verdade, você está expressando apenas sentimentos de natureza humana. O mesmo não acontece se você tiver o coração da fé. Pois este, em vez de ficar confessando sentimentos, executa suas convicções sem dar atenção a sentimento algum. E é a partir da execução da fé que se colhem os frutos das emoções celestiais como a paz e a alegria espiritual, porquanto é impossível agradar a Deus se não existir fé. (Hebreus 11.6)
Amigo leitor, nem a sabedoria, nem a força, e muito menos as riquezas do homem, são capazes de produzir a alegria e o gozo num coração dado por Deus. Estas emoções somente acontecem dentro de seres gerados pelo Espírito Santo. São sentimentos e emoções vindos diretamente do Reino de Deus, trazidos pelo Espírito Santo, aos corações nascidos dEle. Quem vive na base dos sentimentos corre o sério risco de cair nas armadilhas do diabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário