Translate - Tradutor

Total de visualizações de paginas

veja a baixo , o Pais e a cidade dos visitantes

domingo, 13 de maio de 2012

Perguntas e respostas sobre o melanoma

Atenção com pintas e sinais incomuns pelo corpo. Eles aumentam a chance do indivíduo desenvolver a doença


O melanoma é o mais perigoso tipo de câncer de pele que existe. Ele se origina nas células produtoras de melanina, a substância que determina a cor da pele de uma pessoa e se apresenta em forma de pintas. A exposição solar também é um das causas, mas o fator genético é determinante.
A doença é considerada grave pelo alto risco de metástase (quando o tumor se espalha para outras partes do corpo). Por isso, a importância do diagnóstico precoce. Geralmente, as lesões do melanoma tendem a ser assimétricas, com bordas irregulares e coloração variada, e podem apresentar coceira.
A dermatologista Cristine Carvalho, chefe de departamento de pós-graduação e diretora de uma clínica em São Paulo, respondeu algumas das principais dúvidas sobre a doença. Confira:
Passei muito tempo no sol na minha infância. Apresento risco da doença?
Geralmente, a melanoma surge em áreas da pele que não são expostas à luz solar. Apenas algumas formas da doença estão ligadas aos raios ultravioletas. Mas, é importante ter em mente que a exposição ao sol é um fator de risco.
Tenho que me preocupar se eu já apresento outro tipo de câncer de pele?
Genes e outros fatores desempenham um papel importante no aparecimento do melanoma. A história pessoal de ter um ou mais cânceres da pele, coloca o indivíduo em risco. Além disso, pessoas que já tiveram o tipo melanoma estão em maior risco de desenvolvê-lo novamente.
Tenho várias pintas e sinais no corpo e rosto. Devo me preocupar?
Ter várias pintas ou sinais aumenta seu risco de desenvolver melanoma, especialmente se você tem pintas que são incomuns na sua forma ou que apareceram repentinamente, sem nenhuma causa aparente. Mas é importante fazer uma avaliação dermatológica e ser acompanhado periodicamente.
Como posso saber se uma pinta ou mancha na pele é melanoma?
Somente um especialista pode inspecionar os atributos de forma, cor e tamanho de uma pinta para determinar se ela pode ser melanoma. A única maneira de confirmar se uma pinta é um indicativo de câncer é através de uma biópsia, exame que remove uma parcela da pele para análise em laboratório.
Posso fazer um autoexame para verificar as minhas pintas e sinais?
Diversas entidades médicas recomendam o autoexame mensal da pele, pois esta é uma boa maneira de diagnosticar melanomas em sua fase inicial. Assim, é interessante checar toda a pele do corpo, incluindo o couro cabeludo e as solas dos pés. Pintas novas ou sinais que apresentam mudança podem ser sinais precoces, o que levará você a uma consulta médica mais cedo.
Devo me preocupar menos pelo fato de ter uma pele escura?
Ter a pele mais escura o coloca em menor risco de melanoma, mas é importante saber que pessoas de pele escura com melanoma tendem a ter tumores mais agressivos do que as pessoas de pele mais clara. O local mais comum para o aparecimento de melanoma em negros é a sola dos pés.
A cirurgia de melanoma é sempre bem-sucedida?
O sucesso da operação irá depender do grau do tumor e de sua extensão por baixo da pele, bem como se ele se espalhou para outras partes do corpo. Melanomas que apresentam um milímetro de espessura são altamente tratáveis. Ainda assim, é importante dizer que os melanomas são mais difíceis de tratar à medida que crescem. Quimioterapia e radioterapia são tratamentos disponíveis e necessários em casos mais avançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário