Atenção com pintas e sinais incomuns pelo corpo. Eles aumentam a chance do indivíduo desenvolver a doença

O melanoma é o mais perigoso tipo de câncer de pele que existe. Ele se origina nas células produtoras de melanina, a substância que determina a cor da pele de uma pessoa e se apresenta em forma de pintas. A exposição solar também é um das causas, mas o fator genético é determinante.
A doença é considerada grave pelo alto risco de metástase (quando o tumor se espalha para outras partes do corpo). Por isso, a importância do diagnóstico precoce. Geralmente, as lesões do melanoma tendem a ser assimétricas, com bordas irregulares e coloração variada, e podem apresentar coceira.
A dermatologista Cristine Carvalho, chefe de departamento de pós-graduação e diretora de uma clínica em São Paulo, respondeu algumas das principais dúvidas sobre a doença. Confira:
Passei muito tempo no sol na minha infância. Apresento risco da doença?
Geralmente, a melanoma surge em áreas da pele que não são expostas à luz solar. Apenas algumas formas da doença estão ligadas aos raios ultravioletas. Mas, é importante ter em mente que a exposição ao sol é um fator de risco.
Tenho que me preocupar se eu já apresento outro tipo de câncer de pele?
Genes e outros fatores desempenham um papel importante no aparecimento do melanoma. A história pessoal de ter um ou mais cânceres da pele, coloca o indivíduo em risco. Além disso, pessoas que já tiveram o tipo melanoma estão em maior risco de desenvolvê-lo novamente.
Tenho várias pintas e sinais no corpo e rosto. Devo me preocupar?

Como posso saber se uma pinta ou mancha na pele é melanoma?
Somente um especialista pode inspecionar os atributos de forma, cor e tamanho de uma pinta para determinar se ela pode ser melanoma. A única maneira de confirmar se uma pinta é um indicativo de câncer é através de uma biópsia, exame que remove uma parcela da pele para análise em laboratório.
Posso fazer um autoexame para verificar as minhas pintas e sinais?
Diversas entidades médicas recomendam o autoexame mensal da pele, pois esta é uma boa maneira de diagnosticar melanomas em sua fase inicial. Assim, é interessante checar toda a pele do corpo, incluindo o couro cabeludo e as solas dos pés. Pintas novas ou sinais que apresentam mudança podem ser sinais precoces, o que levará você a uma consulta médica mais cedo.
Devo me preocupar menos pelo fato de ter uma pele escura?
Ter a pele mais escura o coloca em menor risco de melanoma, mas é importante saber que pessoas de pele escura com melanoma tendem a ter tumores mais agressivos do que as pessoas de pele mais clara. O local mais comum para o aparecimento de melanoma em negros é a sola dos pés.
A cirurgia de melanoma é sempre bem-sucedida?
O sucesso da operação irá depender do grau do tumor e de sua extensão por baixo da pele, bem como se ele se espalhou para outras partes do corpo. Melanomas que apresentam um milímetro de espessura são altamente tratáveis. Ainda assim, é importante dizer que os melanomas são mais difíceis de tratar à medida que crescem. Quimioterapia e radioterapia são tratamentos disponíveis e necessários em casos mais avançados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário