Translate - Tradutor

Total de visualizações de paginas

veja a baixo , o Pais e a cidade dos visitantes

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Mulheres estão mais propensas a ter distúrbios na face

Traumas emocionais também estão ligados às dores

Da Redação / Fotos: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com

O rosto é o cartão de visita das pessoas e a saúde da região facial também deve receber muita atenção. Anomalias, ausência de dentes, distribuição incorreta na arcada dentária, questões hormonais, bruxismo e outros fatores afetam aspectos estéticos e funcionais da face.
“Estas causas provocam os Distúrbios Funcionais Orofaciais (DFOs). Os sintomas são mudanças nos movimentos mandibulares, dores no rosto, rigidez, dores de cabeça, ruídos nas articulações faciais, cansaço e dores cervicais”, explica a fonoaudióloga Nilse Regina Waltrick Köhler, especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia.
Nilse esclarece ainda que dores ao tocar nos músculos mastigatórios, movimentos mandibulares limitados e alterações na abertura e fechamento também estão relacionados com estes distúrbios. “Estimativas apontam que 7 em cada 10 pessoas sentem algum dos sintomas mas, apenas 30% se queixam e 5% buscam ajuda especializada”, observa.
Mulheres sofrem mais
Os distúrbios que prejudicam a face são mais comuns em mulheres, com idade entre 20 e 45 anos. E não são apenas questões físicas que podem desencadear o problema. Traumas emocionais também estão ligados aos sintomas. “As mulheres estão mais propensas a sofrer mudanças bruscas de humor, devido às alterações hormonais”, ressalta a especialista.
O diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento seja mais eficaz. Atualmente, os métodos de tratamento estão menos invasivos. Aconselhamento comportamental e fisioterapia estão entre as linhas de tratamento. Conforme o caso, a paciente ainda pode ser submetida a tratamentos corretivos, após a eliminação dos sintomas.

Leia mais sobre esse assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário