Translate - Tradutor

Total de visualizações de paginas

veja a baixo , o Pais e a cidade dos visitantes

terça-feira, 9 de outubro de 2012

O que fazer depois do abuso?

Amiga não tem forças para ter de volta autoestima perdida

 


“Não tenho vontade de me arrumar depois que fui abusada. Minhas amigas falam que eu era bonita, mas parece que perdi algo que não encontro quando me olho no espelho. O que devo fazer? Por favor, me ajude.”- Amiga.
Resposta:
Muitas mulheres carregam em si as marcas do abuso projetadas nessa reação emocional, com consequências físicas e passam a se rejeitar de tal forma que não encontram forças ou propósito para se arrumar e se cuidar fisicamente.
Lembra-se do espelho? Ele definitivamente é o seu inimigo, porque vai refletir a imagem de alguém que você não quer ser: uma mulher desarrumada, com roupas largas, descombinadas, cabelos maltratados, pele ressecada e um semblante caído e sofrido.
Você não se valoriza mais. Não se aprecia e através de sua aparência tenta mostrar para o mundo que desistiu da vida. Automaticamente, os que estão à sua volta passam a vê-la da mesma forma: não porque de fato não tenha beleza ou valor, mas porque você mesma tem se desmerecido.
Quando está perto de outras mulheres que, muitas vezes, nem bonitas são, mas se cuidam, você se sente ainda mais inferior, não entendendo que isso tem sido uma opção sua. Não significa que as outras sejam mais bonitas que você, mas sim que você se preocupa muito menos em ser tão bonita quanto elas.
Isso sem falar na falta de cuidados para com a sua saúde: ou se entrega aos prazeres de alimentos calóricos, come desregradamente, acumulando um peso excessivo ou se autodestrói, com uma alimentação fraca e se torna anêmica.
Seja qual for a variante, a verdade é uma só: você tem imposto a si esse tipo de comportamento e refletindo assim o que está dentro de você: uma entrega passiva ao sofrimento.
A sua mente está enclausurada. É o momento de confrontar a realidade: você não precisa andar desarrumada, ter uma vida desregrada e mostrar para o mundo que foi abusada e que ainda sofre por isso.
Você pode retomar as rédeas de sua vida, passar a se amar e se valorizar. Investir na sua aparência, cuidar da sua saúde e se recriar para esse mundo.
O seu agressor não merece que você passe uma vida inteira sofrendo os efeitos colaterais do abuso.
Confronte a realidade: você não está feliz assim. Você não vive em paz com a sua aparência. Você não se sente realizada na sociedade. Então, por que continuar dessa forma se o poder para mudar está em você?
O primeiro passo é admitir que a sua aparência atual foi uma opção sua, mas que agora você decide fazer uma nova resolução de vida e se cuidar. O segundo passo é começar essa mudança já: olhe-se no espelho. O que falta? Um corte moderno de cabelo, arrumar as sobrancelhas, uma sombra, um batom, roupas passadas? Mude algo em você neste minuto e continue durante toda esta semana.
Lembre-se da beleza das aves e dos lírios: “Não tendes vós muito mais valor do que elas?” (Mateus 6:26)
(*) Resposta retirada do blog de Cristiane Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário